Afinal, o que significa Redes em Saúde ?

>> sexta-feira, 3 de abril de 2009


Existem duas interpretações particulares desse funcionamento ideal da Saúde Pública.

Pelo que tenho conhecimento...

Há redes de Cardiologia, Cancerologia, Hemodiálise e outras, digamos de grande complexidade. Há diversas pactuações, acordos etc para sua viabilização e funcionamento.

Outro entendimento vem da integração dos serviços de atenção primária (responsáveis pela promoção e prevenção da saúde), prontos-socorros e hospitais de atenção secundária (serviços de média complexidade) e hospitais de atenção terciária (alta complexidade, como Santa Casa de São Paulo, Hospitais das Clínicas de São Paulo e Ribeirão Preto, Hospital São Paulo e Casa de Saúde Santa Marcelina - atendem casos de raros de grande complexidade, entre outros).

Como alguns serviços estão vinculados a prefeituras, outros ao Estado e alguns poucos (como o Hospital São Paulo) vinculam-se ao Governo Federal, existem uma série de dificuldades na interligação e traslado de pacientes ou usuários entre esses serviços de saúde. Dentro dessas questões todas aparecem diferenças partidárias (as vezes a prefeitura é dirigida pelo partido X, no Governo do Estado está o partido Y e no governo federal está o partido H) e a dúvida, como sentar para conversar com esses atores diversos ? Deve-se considerar que alguns municípios não têm nenhum serviço de saúde.

0 comentários:

About This Blog

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP