Regulação de Urgência e Emergência

>> quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Por sete meses trabalhei com regulação de urgência e emergência no Departamento Regional de Saúde de Campinas, quando juntou, experimentalmente, a microrregião de Campinas e São João da Boa Vista (eram muitos municípios).
A função desempenhada, denominava-se TARM (Técnico de Apoio à Regulação Médica) e foi um dos trabalhos mais gratificantes que fiz na Secretaria de Saúde, pois dava para ter uma ideia do resultado do trabalho ao ajudar profissionais de saúde e pacientes a encontrar melhores recursos de saúde. E deu para aprender muita coisa.
Para quem não sabe, esse tipo de Regulação acontece 24 horas/dia, permanentemente, fazendo remanejamentos e auxílio técnico a serviços de saúde (normalmente pronto-socorros e pequenos hospitais) com recursos insuficientes para atender alguma pessoa com problema de saúde grave, correndo risco de morte. Quem trabalha na Regulação são médicos e auxiliares, anotando numa ficha dados do paciente e seu problema, e realizando busca junto a serviços de referência para aquele caso específico. Tudo tem que ser muito rápido.
Em Campinas, os médicos e médicas da Regulação eram, a maioria, muito experientes.
No caso, deu para aprender muito sobre saúde, desde o que é Glasgow (não é apenas uma cidade escocesa). Glasgow, em saúde é uma escala de coma.
E outras coisinhas, próprias de quem não está habituada as especificidades da área: Quem é sanitarista é especializado em que mesmo ? Os médicos mais velhos tinham mais paciência...rs
Também descobri que o número de especialidades médicas é bem grande...
Aprendiz uns termos novos, como "alta celestial": muitas vezes ocorria mortes.
Também estava aprendendo um pouco de espanhol, porque naquelas partes tiene muchos doctores ablando portuñhol. Médicos de Minas Gerais e do Paraná também eram comuns.

0 comentários:

About This Blog

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP